terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Drácula [Opinião]

  Drácula é uma obra antiga e considerada um clássico. Publicado pela primeira vez em 1897, a obra já foi adaptada várias vezes para o cinema. O que dizer do livro? A história é muito atraente e misteriosa, narrada através dos diários dos personagens principais e de notícias de jornais.

  É uma narrativa interessante, porém muito enfadonha às vezes, principalmente porque há um grande número de personagens que desempenham papéis muito parecidos, além de serem muito "delineados". Falo de personalidades corretas, com índoles inquestionáveis, sem tons de cinza. São parecidos com Eddard Stark, porém esse pelo menos teve alguns desvios de sua honra.
  Personagens com esse arquétipo tornam a obra um pouco maçante, tendo em vista que o vilão é a encarnação da maldade e os demais personagens visam combatê-lo com santa bondade. É interessante entrelaçar a elaboração do personagem com fatos históricos. Quando fazemos isso aprendemos coisas que são realmente assustadores sobre o lugar (Transilvânia) e o Conde Drácula (que realmente existiu).
  Não diria que é uma leitura obrigatória, mas é um grande livro. O personagem Dr. Van Helsing é digno de nota, pois é muito astuto e simpático. Creio que a história seja amplamente conhecida por todos, deve-se a isso a ausência de qualquer espécie de sinopse. Um fato interessante: A edição que li o livro é a mostrada na foto acima. Na escrita sobre a vida do autor, Bram Stoker, destacam a semelhança de seu temperamento com o sombrio ambiente de Drácula. Sinistro, não?

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: